quarta-feira, 6 de julho de 2016

Esportes alternativos: Eton Fives



Pense em um esporte que mistura handebol com squash, que é jogado em uma quadra de três lados e tem pouquíssimos praticantes em todo mundo. Parece estranho? Pois esse é o Eton Fives.

Longe de ser popular, o esporte surgiu no século XIX no Eton College, na Inglaterra. Praticada em duplas, a modalidade consiste em bater na bola, apenas com a mão ou pulsos, e lançá-la contra a parede frontal para os adversários, tentando forçar o outro time a falhar na devolução da bola. Ganha pontos a equipe que atacar e conseguir que a bola quique mais de uma vez antes do adversário pegar, saia da quadra ou que e os adversários lancem a bola abaixo da linha “up” demarcada.



A Quadra

Baseada no espaço onde foi praticado pela primeira vez, a quadra de Eton fives é cercada em três lados por paredes irregulares, com um degrau central com cerca de 12cm que separa o frente do fundo da quadra. Além disso, há estruturas como colunas, contrapontos e barras que garantem que, depois de bater na bola, sua trajetória seja quase impossível de se prever.

A Bola e as Luvas




Um pouco maior que uma bola de golfe, é feita de borracha e cortiça. Por conta de suas características únicas, perde pouca velocidade quando quica no chão ou bate nas paredes.

Já as luvas são feitas de couro acolchoadas para proteção da mão. Na palma, um revestimento avesso de coro cru auxilia na aderência a bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário