sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Olimpíadas com sotaque inglês

Michael Renard, Fanato Esporte e Turismo
No dia 23 de julho, a cerimônia no estádio Celtic Park de Glasgow na Escócia abriu de forma espetacular a vigésima edição dos jogos do Commonwealth. Na presença de 40 mil pessoas, o show contou com muitas danças, cores, música e muita tradição. A performance do cantor Rod Stewart, de origem escocesa, foi um dos grandes destaques da noite.    
A festa foi marcada também pela presença da Rainha Elizabeth II que declarou oficialmente abertos os jogos. A representante da coroa inglesa é também a atual chefe da Commonwealth. A organização reune 53 países que formavam a antiga colônia do império inglês e que tem ainda hoje o inglês como idioma. 
Desde 1930, os jogos do Commonwealth acontecem a cada quatro anos, como as Olímpadas. Este ano, a Escócia foi escolhida, após a Índia em 2010, para receber as delegações de todos os continentes. De 23 de julho até 3 de agosto, 6 500 atletas de 71 países se enfrentam para conquistar as medalhas. Ginástica, atletismo, judo e natação fazem parte das 17 modalidades ao programa que conta também com esportes menos praticados como o badminton, boliche e tiro. 
Apesar da ausência dos Estados Unidos, que mesmo sendo antiga colônia inglesa não fazem parte da organização do Commonwealth, atletas famosos participam do evento. O mais conhecido é sem dúvida o velocista jamaicano Usain Bolt que está programado para o revezamento 4x100m. O campeão ciclista vencedor do Tour de France 2012, o britânico Bradley Wiggins e o nadador sul-africano, Chad Le Clos são os outros grandes nomes da competição.   
Na tabela das medalhas, a Inglaterra está liderando com aproximadamente 50 medalhas de ouro na frente da Austrália, do Canadá, da Escócia e da Índia. Países como Zambia e Fiji conquistaram apenas uma única medalha até agora. Faltam poucas horas para aumentar o número de medalhas antes da cerimônia de enceramento no dia 3 de agosto. Domingo, a Escócia entregará a tocha para a Austrália que organizará a próxima edição em 2018 na cidade de Gold Coast.

Nenhum comentário:

Postar um comentário