segunda-feira, 29 de julho de 2013

Os jogos o que?

Michael Renard, Fanato Esporte e Turismo


Quem conhece modalidades como o wushu ou punhobol pode já ter ouvido falar dos Jogos Mundiais. Para os outros, a competição que está acontecendo na Colômbia até o dia 4 de agosto, é uma total novidade.

Há mais de 30 anos, os Jogos Mundiais permitem descobrir modalidades que mesmo sendo reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (CIO) têm pouca chance de fazer parte um dia das Olímpiadas por ter uma quantidade de federações nacionais abaixo do limite e devido a limitação no numero de participantes pelo COI. Porém, os jogos mundiais são como um laboratório das olímpiadas e já permitiram que o badminton e o triátlon se tornassem olímpicos.



Como a sua irmã maior Rio 2016, Cali 2013 é a primeira edição sediada na América do Sul. A cidade colombiana venceu o direito de receber a nona edição do evento concorrendo com Johanesburgo (África do Sul) e São Petersburgo (Rússia). A diferença das Olímpiadas, a inclusão de esportes nos Jogos Mundiais toma em conta a infraestrutura da cidade sede para que não seja necessária a construção de instalações.
São mais de 3 mil atletas de 107 países participando de 35 esportes. As principais delegações são a da Colômbia por ser o país sede, a Rússia que conquistou o maior numero de medalhas de ouro (18) na última edição na China e a França.




Desde quinta-feira passada, todos os atletas se enfrentam em modalidades mais conhecidas como caratê, rúgbi, beisebol ou squash. Às quais podemos também adicionar esportes inusitados como raquetball, fistball, korfball, frontball. Bilhar, boliche, orientação, pesca esportiva e até cabo de guerra são atividades que podemos vivenciar no dia a dia, mas dificilmente iremos acompanhar em competições internacionais.



O Brasil já tem o seu campeão “olímpico”, no final de semana, Marcel Sturmer faturou o ouro na patinação artística! Superou os outros seis concorrentes atuando em uma coreografia inspirada do desenho animado “Rio”.

E você? Já pensou em praticar um desses esportes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário